Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

domingo, 4 de novembro de 2012

Circo e Reabilitação Psicossocial – O Caso do Palhaço Tutti-fruti


Alberi Silva, psiquiatra Epitácio e arte-educador Aucides

O policial militar reformado Alberi Silva está reafirmando, a cada instante, a importância da atividade circense no seu processo de reabilitação psicossocial, como ocorreu num simpósio sobre saúde mental, arte circense e culturas indígena/cigana, realizado em 27 de março de 2012, dia nacional do circo, no município de Senador Georgino Avelino, no litoral Sul do Rio Grande do Norte.

Em parceria com o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio Andrade, do quadro de oficiais de saúde da Policia Militar, e com o arte-educador Aucides Bezerra de Sales, pesquisador da Fundação Cultural José Augusto, o trio de profissionais elaborou uma comédia envolvendo palhaços para ser apresentada numa atividade recreativa do referido simpósio, dedicada a crianças e adolescentes, cujo objetivo é intervir no problema do assédio escolar (Bullying).


Reunião no Centro Clínico da PM
O projeto vem recebendo o incentivo da diretoria de saúde da Polícia Militar, que se reuniu com a equipe no centro clínico, com a presença do coronel Ricardo Souza, diretor da unidade de saúde, quando foi entregue material informativo e justificativa sobre o papel reabilitativo das ações desenvolvidas pelo policial reformado Alberi Silva, que conta com o suporte sócioterápico do psicólogo Alexandre Bosco de Oliveira Silva.

Pipocão e Tutti-frut

Com o intuito de desenvolver um instrumental teórico-prático de enfrentamento ao problema representado pelo assédio de escolares na faixa etária de 07 a 14 anos, formulou-se um esquete cênico para os palhaços “Tutti-fruty” & “Pipocão”, com adaptação de textos circenses e polêmicas sobre alimentos industrializados e naturais, para que num espetáculo interativo com a platéia formada por escolares e professores, possa se realizar uma comédia anti-bullying.


Com crianças após apresentação da comédia

“Bulindo cum eu – Uma Comédia Anti-bullying” é um espetáculo com duração aproximada de uma hora e os palhaços são incorporados pelo arte-educador Aucides Sales e pelo artista circense e policial militar reformado Alberi Silva, sendo registradas as observações comportamentais da platéia escolar, previamente conhecida por meio de contatos com a docência, pelo médico psiquiatra Epitácio Andrade e pelo psicólogo Alexandre Bosco.


Trabalho sendo apresentado em evento nacional

Este trabalho sobre prevenção da violência escolar que é protagonizado pelo palhaço Tutti-fruty, incorporado pelo policial reformado Alberi Silva, em parcerias com escolas, conselhos tutelares e outras instituições já conta com mais de uma dezena de apresentações em várias cidades do Rio Grande do Norte e foi apresentado, na forma de pôster, pelo psiquiatra Epitácio Andrade na II Mostra Nacional de Práticas Psicológicas, no período de 20 a 22 de setembro de 2012, no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo/SP.

Texto: Epitácio de Andrade. Médico Psiquiatra e Pesquisador Social

 


3 comentários:

Epitácio Andrade disse...

Obrigado, sgt Andrade pela publicação! Você está sempre antenada com o que ocorre de melhor na cultura potiguar. Epitácio Andrade.

DIA DIA GEORGINO AVELINO disse...

valeu sargento andrade, parabéns pela grande matéria..

alberi circo disse...

sgt Andrade obrigado pelo bonito trabalho do seu blog

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More