Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vice-prefeito Eleito Participará do FLIPAUT 2012

Pola Pinto, Epitácio Andrade e Arthur Targino

Apresentado a Jack d’Emília, articulador do FLIPAUT (Festival Literário Alternativo da Praia da Pipa), pelos escritores Dudé Viana e Epitácio Andrade, o vice-prefeito eleito Pola Pinto na chapa majoritária com Arthur Targino, na cidade de Messias Targino, no médio-oeste potiguar, vai participar da cerimônia oficial de abertura do festival que ocorrerá no período de 21 a 25 de novembro de 2012, na Praia da Pipa, município de Tibau do Sul, localizado no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Durante encontro dos escritores Dudé Viana e Epitácio Andrade com Jack d’Emília, quando foi apresentado o trabalho de fomento cultural desenvolvido por Pola Pinto no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Messias Targino (SINTRAF), o articulista do FLIPAUT se mostrou, particularmente, interessado em conhecer a parceria de Pola Pinto com o folclorista João de Artur, a produção do cordel “A História de Dona Chica Brejeira” do poeta Basto do Córrego Verde e a idealização da Biblioteca Comunitária da Comunidade Quilombola Jatobá, na zona rural de Patu, cidade vizinha a Messias Targino, que contou com a colaboração do vereador eleito Neto de Baé.

Dudé Viana e Jack d’Emília
Com o mestre João de Artur, Pola Pinto desenvolve uma parceria de mais de 15 anos, levando o grupo folclórico para apresentações nas comunidades rurais para promover diversão e arte e para eventos culturais em outras cidades, como ocorreu, recentemente, em Caicó, capital do seridó potiguar, durante o lançamento do livro “A Saga Benevides-Carneiro” de Dudé Viana, que contou com a colaboração do sanitarista Pacífico Fernandes. Seu João de Artur vai comandar um cortejo cultural pelas ruas da Praia da Pipa na abertura do FLIPAUT 2012.

Pacífico Fernandes, Pola Pinto e João de Artur
Com o apoio do escritor e poeta Gil Hollanda, Pola Pinto conseguiu viabilizar a edição do folheto “A História de Chica Brejeira” do cordelista Basto do Córrego Verde, cujo lançamento ocorreu no SINTRAF – Messias Targino, em julho de 2011, em concomitância com o lançamento do livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante” de Epitácio Andrade, contando com a presença do cantor Diassis Almeida e a exposição da viola do saudoso Chico Mota, o menestrel dos violeiros.

O folheto retrata em 40 estrofes de 07 versos, a história da mulher de maior longevidade já registrada no Brasil. Dona Chica Brejeira nasceu no Sítio Salobro, zona rural de Messias Targino/RN, em 15 de setembro de 1884, e morreu em 31 de dezembro de 2002, aos 118 anos. Desde adolescente, cultivava o hábito de “fumar brejeiro” (cigarro de palha), daí o apelido, constituindo um verdadeiro desafio à ciência contemporânea, quando se associa o fato de ter sido descendente de escravos e mulher pobre do sertão nordestino.

Capa do Cordel
O cordel “A História de Chica Brejeira” faz parte do acervo da biblioteca comunitária da comunidade quilombola do Jatobá, que foi instalada com a colaboração do vereador eleito por Messias Targino/RN Neto de Baé, parceiro político-cultural de Pola Pinto.

Neto de Baé (de vermelho) no quilombola do Jatobá
Além de ser um colaborador cotidiano do resgate histórico da comunidade quilombola do Jatobá na zona rural de Patu, a primeira auto-reconhecida no Rio Grande do Norte e a mais avançada no processo de regularização fundiária, com imissão da posse coletiva da terra prevista para o próximo dia 22 de novembro de 2012, contribuindo com importantes iniciativas como a preservação do sítio arqueológico e a instalação da biblioteca comunitária, Pola Pinto foi o articulador da visita, em 1999, da centenária cidadã Dona Chica Brejeira ao saudoso Sereno, líder do Jatobá, fato de grande relevância social para o desenvolvimento da consciência negra no Rio Grande do Norte.

Chica Brejeira (sentada) visita Sereno do Jatobá

Por Epitácio de Andrade, Médico Psiquiatra e Pesquisador Social






0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More