Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Governo do Estado abre 66 novos leitos de UTI em um ano

O Governo do Estado concretizou, na tarde desta quarta-feira (16), mais uma etapa do compromisso para o aumento da oferta de vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede hospitalar do Rio Grande do Norte. A Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada dos secretários da Saúde e da Infraestrutura, Luiz Roberto Fonseca e Kátia Pinto, inauguraram nesta quarta-feira (16), a obra de reforma e ampliação do Hospital José Pedro Bezerra, mais conhecido como Santa Catarina, situado na zona Norte de Natal. Também participaram da solenidade, o diretor geral da unidade, Jaime César Melo, e a diretora técnica, Lienca Pinto.

O valor investido pelo Governo do Estado foi de R$ 1.997.221,04 aplicados na construção da área administrativa, estação de tratamento de água do hospital, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No plano de obras inauguradas no Hospital Santa Catarina destaca-se a implantação de 11 leitos de UTI, somando agora 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva implantados no período de um ano, na rede estadual de saúde. A Sesap trabalha agora para abrir no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) mais nove leitos de UTI até o final deste primeiro semestre de 2014.

A Governadora Rosalba Ciarlini reforça que a abertura de novos leitos representa um avanço importante para a saúde do Estado. “Estamos entregando a ampliação do Hospital Santa Catarina com uma nova UTI com 11 leitos de Terapia Intensiva. Além dos 140 novos leitos de retaguarda clínica já entregues, desde 2012, nós já habilitamos 78 leitos de UTI entre Infantil, Neonatal e Gestantes de Alto Risco e agora temos estes novos leitos bem estruturados e equipados para bem atender e salvar vidas”, pontuou.

De acordo com a chefe do Executivo Estadual, a expectativa é de que a oferta de vagas aumente nos próximos meses. “Nós sabemos que precisamos avançar mais. Até o dia 30, outras obras que também vão somar novos leitos serão concluídas como é o caso do Hospital Alfredo Mesquita, de Macaíba e o Hospital João Machado, que terá 40 novos leitos de clínica médica, além da melhoria das alas de psiquiatria”, concluiu Rosalba Ciarlini.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, os novos leitos de UTI adulto servirão para amenizar o déficit existente no estado e servem como demonstração do compromisso do Governo do Estado para tornar a saúde pública mais resolutiva.

“Os resultados alcançados são uma indicação que o Estado vem trabalhando de maneira comprometida para melhorar a assistência da rede estadual de saúde. A responsabilidade de quem faz gestão pública é ofertar a melhor saúde pública possível ao usuário do SUS, que é o maior programa de inclusão social do mundo. Na semana passada, entregamos 10 leitos no Walfredo Gurgel. Esta semana, mais 10 leitos no Hospital Santa Catarina. Ao todo, são mais de 200 leitos, incluindo os de retaguarda clínica também”, disse Luiz Roberto Fonseca, acrescentando que a perspectiva é que até o final do ano sejam habilitados mais 29 novos leitos de Terapia Intensiva no RN.

O Hospital Santa Catarina também foi contemplado com outros serviços de reforma e ampliação da sua estrutura. Até agora, além dos leitos da UTI, já foram entregues a ala de Nutrição e Dietética; ala de apoio, onde funciona o necrotério, o repouso médico, os banheiros, setores administrativos, sala de ginástica e costura; a construção de muro de contorno protetor e da guarita.

Os serviços vêm sendo executados por etapas para facilitar a movimentação de pacientes e profissionais da saúde. Em todo o momento, a direção do hospital foi parceira da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), responsável por fiscalizar as obras, e da empresa executorapara que os serviços fossem realizados sem prejudicar a rotina da unidade e o atendimento à população. Mesmo com a reforma e ampliação da UTI, a unidade funcionou com três leitos improvisados em outra sala.

Atualmente os serviços na Unidade de Saúde se concentram nas estações de tratamento de esgoto – ETE e ETDI, onde acontece a finalização da interligação dos sistemas e “start up” dos equipamentos. A atividade é responsabilidade da equipe técnica da empresa fornecedora. 

Este é o último serviço em andamento para conclusão de toda a obra. A previsão é que dia 30 de abril a empresa A.R. Projetos e Construções LTDA, responsável pelos trabalhos, entregue a obra finalizada para o Estado.

No dia 1 de abril, a Sesap já havia colocado em funcionamento 10 novos leitos de UTI no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Estes 10 novos leitos foram somados aos 35 já existentes no HMWG, o que o coloca em uma condição completamente diferenciada de outros hospitais quando observada a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 10% dos leitos de um hospital do porte do Walfredo Gurgel sejam de terapia intensiva.
 
Quantitativo de leitos abertos desde 2013 e suas respectivas unidades 
- 8 leitos de UTI Adulto no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró
- 8 leitos para pacientes pediátricos crônicos no Hospital Maria Alice Fernandes
- 4 leitos de UTI Adulto no Hospital Ruy Pereira

- 4 leitos de UTI Neonatal no Hospital da Mulher

- 10 leitos de UTI Adulto no Hospital Memorial (em 2014)

- 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Infantil Varela Santiago (em 2014)

- 10 UTI Adulto de UTI no Hospital Walfredo Gurgel (2014)

- 11 de UTI Adulto no Hospital Santa Catarina

- A Sesap trabalha agora para abrir no Hospital Universitário Onofre Lopes mais 9 leitos de UTI até o final do primeiro semestre de 2014.

FOTOS




Por Assecom RN
Fotos: Ivanízio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More