Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mestre Paulino – Criador da marujada de Senador Georgino Avelino

Certidão de nascimento do mestre Paulino
Sebastião Paulino da Silva, o mestre Paulino, nasceu no dia 20 de janeiro de 1920, em Surubajá, hoje senador Georgino Avelino, localizado no litoral sul potiguar e faleceu em julho de 2008, em Senador Georgino Avelino, onde se encontra sepultado no cemitério público. 
 
Mestre Paulino foi o criador de um grupo folclórico do fandango nordestino, conhecido como a marujada de Senador Georgino Avelino, que ficou imortalizada pela lavra intelectual dos folcloristas potiguares Luiz da Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel. 
 
O filho Antônio Paulino da Silva, 63 anos, conhecido como ‘’algodão’’ preserva em sua residência na sede do município documentos pessoais, como as certidões de nascimento e de óbito, fotografias, adereços e parte da indumentária usada nas apresentações da marujada, como forma de preservar a memória do capitão da cultura popular.

Cemitério publico de Georgino
Antônio Paulino, filho do mestre Paulino
Mestre Paulino com uma neta
O professor aposentado Everaldo Santana, ex-diretor da principal escola de ensino fundamental do município, de cujo acervo faz parte um pôster emoldurado do mestre Paulino. Não sabe precisar a data de início da marujada, mas afirma que o mestre Paulino herdou o dote cultural de seu pai João Paulino da Silva.
 

Epitácio Andrade e professor Everaldo Santana
O branco da indumentária entrecortada por fitas azuis que veste cerca de 20 marujos animados por músicas autorais interpretadas pela cantora dramática Dona Marilu contagia o público nas festas populares.

Marujada
Para o escritor Dudé Viana, que orienta e incentiva a realização do trabalho: ¨Da Praia de Malembá à Laguna de Guaraíras – Remando com a marujada do mestre Paulino. do pesquisador social Epitácio Andrade, a marujada de senador Georgino Avelino é um ícone da cultura popular potiguar.

Escritor Dudé Viana na estátua de Santa Luzia (arte popular)
Por Epitácio de Andrade Filho, Médico Psiquiatra e Pesquisador Social



0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More