Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Jornal A República volta a circular como parte da revitalização do DEI

O jornal A República volta a circular após 24 anos de paralisação. A retomada foi uma iniciativa do governador Robinson Faria, que nesta sexta-feira, 27, participou do ato de lançamento da nova fase da publicação fundada há 125 anos. “O nosso Governo tem um compromisso com o povo. Hoje resgatamos esse jornal que faz parte da história do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Robinson Faria considerou também que a reativação do jornal, que circulará encartado no Diário Oficial e veiculará notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação do Governo, “É um resgate histórico da cultura e da memória do Estado. Aqui trabalharam nomes influentes como Luís da Câmara Cascudo e o jornalista Eloy de Souza”, registrou.
 
Ao afirmar seu apoio e respeito ao trabalho dos órgãos de comunicação o Governador enfatizou que a atual administração tem como essência o diálogo com os vários setores da sociedade: “Diálogo que permitirá ao Governo ações como as obras da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, que estava paralisada por falta de solução financeira pelo Estado, e foi reiniciada em nossa administração. Não por acaso ela é manchete de capa da edição desta nova fase do jornal A República, manchete que retrata um momento histórico do Rio Grande do Norte”, declarou.

Secretária de Comunicação do Governo, a jornalista Geórgia Nery disse que a comunicação “É um dos mais importantes pilares da democracia, ela conta a história e dá transparência. Reescrevemos agora um novo momento de A República que tem passado, presente, futuro e compromisso com o cidadão”, afirmou.
 
O Diretor Geral do Departamento Estadual de Imprensa – DEI, que edita o Diário Oficial e A República, jornalista Paulo Araújo, explica que o jornal é um suplemento informativo que circulará com informações sobre os atos do Governo e integra o plano de revitalização do DEI. “Fazemos o resgate histórico de A República e estamos também lançando a nova Home Page do Diário Oficial. E ainda vamos revitalizar o Museu da Imprensa Oficial Eloy de Souza”, informa, acrescentando que o jornal também está disponível no endereço eletrônico www.arepublica.rn.gov.br

Na solenidade, o jornalista, professor, escritor e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Vicente Serejo lembrou que o jornal A República, fundado em 1890, registra a história num período que se insere em três séculos. “Resgatar A República é resgatar a história, é resgatar a nossa memória e a nossa cultura. Toda vez que um jornal se ergue, também se ergue uma Catedral da liberdade”, comparou.

A solenidade realizada nos jardins do Departamento Estadual de Imprensa contou ainda com a presença de jornalistas que atuaram em A República como Edilson Braga, Walter Medeiros, Wellington Medeiros e Hildo Oliveira. De auxiliares do Governo – Toinho Silveira, diretor do Teatro Alberto Maranhão, Rodrigo Bico, presidente da Fundação José Augusto. Também compareceram os vereadores em Natal, Ary Gomes, Eleika Bezerra e Joanilson de Paula Rego.

 

1 comentários:

Butuca disse...

Tive uma grande oportunidade de trabalhar n'A REPUBLICA, na década de 70, como diagramador ao lados de grandes feras como Hélio Cavalcanti, Emanoel Nery, Sebastião Carvalho, Luciano Herbert, Carlos Morais, Ana Maria Cascudo, Adalberto Rodrigues, entre outros... No parque gráfico tinha o entusiasta Ubirajara Passos. Na direção do jornal estavam Marcos Aurélio e Marcelo Fernandes. Boas recordações...

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More