Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

domingo, 26 de junho de 2016

Parabéns Major Sales pelo os seus 24 anos de Emancipação Política

A cidade de Major Sales, está completando hoje 26 de junho 24 anos de Emancipação Política. E como é difícil, diante dessa data de tamanha importância, definir em palavras as emoções de ver, sentir e ouvir tudo que nosso povo tem a dizer.

William Felix de Andrade

Um Pouco de Sua História

Major Sales é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à mesorregião do Oeste Potiguar e à microrregião da Serra de São Miguel, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta 427 quilômetros. Sua área é de 31,971 km², dos quais 0,3682 km² são de áreas urbanas. A população do município recenseada no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 3 536 habitantes, o que classifica Major Sales como o 142° mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o penúltimo de sua microrregião (ganhando apenas para Água Nova).

 Major Sales foi emancipada de Luís Gomes na década de 1990. A versão de sua etimologia é que o nome seja referência a um antigo benfeitor do território do município, Francisco Evaristo de Queiroz Sales, natural de Luís Gomes. Antes de ter sua denominação atual, o território era denominado "Sítio Cavas", pertencente ao município de Luís Gomes, sendo depois alterada para Major Sales ao ser elevada à categoria de vila. A partir daí, a vila começou a crescer tanto na questão econômica quanto na questão demográfica. Finalmente, em 1992, a vila é desmembrada e Major Sales torna-se município do Rio Grande do Norte.

A história do atual município de Major Sales, localizada na zona serrana do estado do Rio Grande do Norte, começa na década de 1950, em um território conhecido como "Sítio Cavas", em terras pertencentes ao município de Luís Gomes. Nessa mesma época, esse território estaria começando a ser povoado pela primeira vez. Dentre os primeiros povoadores encontravam-se as famílias de João André de Morais e de Aprígio Matias, responsáveis pelo estabelecimento do comércio e a construção das primeiras habitações, o que provocou um grande aumento populacional, principalmente por agricultores, que foram atraídos pelas fertilidade dos solos daquela região.

Com o crescimento econômico e populacional do Sítio Cavas, este foi elevado, por meio da lei nº 2836 de 20 de novembro de 1963, à categoria de vila, ainda pertencente ao município de Luís Gomes. O nome "Major Sales" foi dado em homenagem a um benfeitor do território. Em 1967, a vila recebeu a Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração e a vila de Major Sales crescia em ritmo constante. Prédios e estabelecimentos, postos telefônicos, entre outros, iam sendo construídos e ganhavam força, o que fez com que a população começasse suas lutas pela emancipação e autonomia da vila.

Finalmente, em 1992, a vila é desmembrada de Luís Gomes, tornando Major Sales um novo município do estado do Rio Grande do Norte. A emancipação ocorreu por meio da lei n° 6298, em 26 de junho de 1992.[8] Entre os anos de 1992 e 1996 o município ficou sob jurisdição do prefeito municipal de Luís Gomes e a instalação oficial de Major Sales ocorreu em 1º de janeiro de 1997 com a posse do primeiro prefeito do município, o doutor Carlos José Fernandes, junto com o vice Raimundo Matias de Oliveira e os Vereadores, sendo o atual prefeito o advogado Dr.Thales Andre Fernandes. 

Da Redação 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More