Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CURSO de Medicina em Pau dos Ferros: Comissão avança no processo de viabilização

Vereadora Tércia Batalha (centro) cercada por membros da Comissão Mista em defesa do Curso de Medicina da Ufersa
A Comissão Mista em defesa da viabilização do Curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) de Pau dos Ferros comemora os avanços para implantação da nova graduação.

As discussões sobre o assunto vêm sendo articuladas pela vereadora Tércia Batalha, que propôs Audiência Pública, realizada em abril no auditório da VI URSAP, que objetivou debater com os segmentos sociais a importância da instalação do Curso de Medicina nesse município.

O processo para abertura obedece a uma série de critérios e é diferente de outras graduações, pois, além da permissão do Ministério da Educação (MEC), também precisa da admissão pelo Ministério da Saúde (MS).

Um dos pré-requisitos exigidos é o número de leitos hospitalares, e como Pau dos Ferros não dispõe de quantidade suficiente, a Comissão fechou parceria com Alexandria e São Miguel e a rede de Saúde desses municípios, atingindo, com isso, o número de leitos necessários para se credenciar e receber o Curso de Medicina.

“De acordo com a legislação em vigor, essa era uma das imposições, dentro dos critérios de viabilidade técnica, para avançarmos as discussões, devendo ser decisivo na avaliação do Governo Federal”, destacou Tércia Batalha.

Com vocação para cidade universitária, e com base na meta do Governo Federal, por meio do Programa Mais Médicos, de ampliar as vagas em cursos de medicina, a vereadora acredita que Pau dos Ferros reúne condições suficientes para abrigar o Curso de Medicina e o apoio da sociedade será fundamental para fortalecer essa luta.

Tércia Batalha lembra que foi através da mobilização popular que se conseguiu ampliar as vagas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Pau dos Ferros em 2004 e também a instalação do próprio Campus da Ufersa em 2013.

A Comissão Mista é formada por representantes do Poder Público Municipal Vereadoras, Prefeito, Secretárias Municipais, Universidades - UERN/CAMEAM, UFERSA, Empresários, Maçonaria, DNOCS e Sociedade Civil organizada; a qual vem trabalhando em prol desse objetivo.
 
Vereadora Tércia Batalha (esq.) durante Audiência Pública com o diretor do campus da Ufersa, Alexsandro Lima
Por Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More